Selecione um templo
A Deus toda a glória!

Artigos

Quem deve dar a última palavra

04/01/2013
 Efésios 5:21


Quem deve dar a última palavra?


"Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo" (Efésios 5:21)


              "Sejam obedientes uns aos outros..." Se os casais conseguissem obedecer a essa ordem, haveria pouco desacordo sobre quem deve tomar a decisão final no lar. Mas, infelizmente, somos orgulhosos, teimosos, imperfeitos e complicados.
                   Ouvimos muitas mulheres queixando-se "Meu marido é tão passivo e indeciso! Não sei o que devo fazer. Como posso obedecer a essa ordem de Deus se ele não consegue tomar uma decisão sobre nossa família e nossa vida?"
                  Acredito que o ideal em um casamento é a submissão mútua, quando o marido é quem dá a palavra final diante de um impasse. Porém sei que nem sempre o ideal se concretiza. Então, é preciso se adaptar a realidade.
                 Quando o marido tem consciência de seu papel de lider e quer que a sua família corresponda à sua liderança de bom grado, ele precisa se esforçar para também ser sensível, carinhoso, comunicativo e amável com seus filhos e sua esposa. Amulher, quando sente que é amada, valorizada e apoiada por seu marido, tem mais felicidade para cominhar lado a lado com ele.
            Entretanto e infelizmente, há milhares de mulheres que estão casadas com homens passivos, omissos, paralisados emocional, intelectual e espiritualmente. Diante disso, alguém precisa assumir a condução da família. Gostariamos de fazer algumas observações às esposas que, porventura, enfrentam esse problema:


Equilíbrio: Sempre que um dos cônjuges tem personalidade mais forte e outro é passivo, acomodado, é preciso buscar um equilíbrio para que um não sufoque o outro.

Divisão de responsabilidade: Existem casais que desenvolvem seu relacionamento no 50%: sua vez, minha vez; sua responsabilidade, minha responsabilidade. Pessoalmente, não consideramos esse solução eficiente. Creio que um relacionamento ba base de 90% a 90% é mais produtivo: quando ambos estão mais dispostos a dar do que receber.

Última palavra: Não existe um país no mundo que tenha dois presidentes tomando as decisões. Um lar não pode ser saudável, estável e feliz quando duas cabeças tomam decisões contrárias. Exatamente por isso, Deus determinou que o homem seria o "cabeça" da família, o lider do lar, aquele que tem a responsabilidade de tomar a decisão final diante de um impasse.


             Suponhamos que não seja possível existir uma submissão voluntária, tranquila e amorosa por parte da esposa, se o casal não tiver desenvolvido confiança mútua em seu relacionamento. Onde há confiança, há interação através de uma submissão recíproca, e a ordem "sujeitai-vos uns aos outros" pode ser mais facilmente cumprida.


Jaime Kemp

Bíblia online

Antigo e Novo Testamento

Clique Aqui

Cadastre-se

Receba novidades e avisos em seu email

Enquete

Com que freqüência você participa da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?