Selecione um templo
Seja Bem vindo ao nosso novo site!

Artigos

Não desanime

12/12/2012

Números 11

Não desanime!!



                 No início do capítulo 11 de Números , o relacionamento entre o povo israelita e o Senhor começa a mudar. em vez de fazer tudo "segundo o mandado do Senhor, por Moisés" (10.13), o povo estava passando por muitas dificuldades e, por isso, foi queixar-se "de sua sorte aos ouvidos do Senhor" 11:1a).
                 Daí em diante, reclamar tornou-se um hábito para o povo de Israel. Moisés, como seu lider, muitas vezes ficava em má situação. Em números 11.4-6, eles choramingavam: "Quem nos dará  carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça, dos pepinos, dos melões, dos alhos silvetres, das cebolas e dos alhos. Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná". Evidentemente, eles esqueceram que, no Egito, eram escravos e sempre foram tratados com muita crueldade.
                Moisés estava aborrecido com a murmuração do povo, mas também com a enorme responsabilidade aque Deus havia colocado sobre os seus ombros. Ele perguntou ao Senhor: "Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei favor aos olhos, visto que puseste sobre mim a carga de todo este povo?" (v.11) E, logo em seguida, admitiu: "Eu sozinho não posso levar todo este povo, pois me é pesado demais." (v.14)
                 Como pai ou mãe, você já sentiu que seu trabalho de cuidar de uma família vai além dos seus limites (em especial quando você só ouve reclamações, sem qualquer reconhecimento de toda sua dedicação e esforço)? Se você tem se sentido assim, bem vindo(a) ao clube!
No entanto, nós podemos nos espelhar no exemplo de Moisés e, assim como ele, receber conforto. Ele intercedeu em favor daquele povo ingrato, e Deus respondeu à sua oração. Nós também nos sentiremos confortados e renovados quando percebermos o Senhor nos dirigindo, suprindo cada uma das nossas necessidades e trabalhando na nossa vida e na vida dos membros da nossa família.
               Observe como Deus agiu: "Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos e superintendentes do povo; e os trarás perante a tenda da congregação, para que assistam ali contigo. Então descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles, e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente." (vs. 16-17) Não desanime! Deus é capaz de transformar qualquer situação e duplicar suas forças.



Judith Kemp
Bíblia da Família

Bíblia online

Antigo e Novo Testamento

Clique Aqui

Cadastre-se

Receba novidades e avisos em seu email

Enquete

Com que freqüência você participa da ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL?